Medo de avião

medo-de-aviao

Viajar de avião é muito seguro. Todos os dias, milhões de pessoas utilizam os aviões como meio de transporte e raramente escutamos noticias sobre acidentes.

Uma pesquisa feita em 2011, para cada 1,5 milhão de voos realizados, apenas 1 acidente ocorreu. Convenhamos que é uma estatística pequena se comparada a uma outra pesquisa realizada sobre acidentes de transito no Brasil, que faz mais de 43 mil vitimas por ano.

Mas sabemos que para as pessoas que tem medo de avião, não adianta ficarmos mostrando estatísticas. Cerca de 40% dos brasileiros tem medo de voar. As crises de ansiedade e o stress fazem com que algumas pessoas entrem em pânico. Entre estas pessoas que tem medo, alguns se conformam com a situação e não fazem planos de viajar de avião. Outras fazem um esforço, mas quando chega na hora do embarque começam a ter crises nervosas e desistem.

O ideal é que as pessoas que tem vontade de viajar mas o medo é maior, procurar um especialista. Existem muitos terapeutas capacitados em ajudar a vencer esta fobia.

Separamos algumas dicas básicas para quem tem medo de avião. Esperamos que elas possam ajudar de alguma forma:

1. Informações
O medo pode estar ligado a falta de informação e compreensão. Procure se informar sobre os aviões, seu funcionamento e manutenção. Conhecendo melhor os detalhes técnicos, você poderá entender mais sobre a segurança da aeronave.

2. Aeroporto
Procure chegar com antecedência no dia do embarque. Faça o check-in e logo após faça um passeio pelo aeroporto. Visite as lojas, livrarias, procure se distrair. Mas não deixe de acompanhar o painel com os horário dos voos. Já dentro do avião, após a decolagem, ande pela aeronave. Sinta-se à vontade e relaxe.

3 – Preparativos
No dia de sua viagem, o ideal é que sua noite de sono tenha sido tranquila. Faça uma alimentação saudável e leve no dia. Use roupas confortáveis. Não deixe para separar na última hora os seus documentos e passagens. Muito menos a arrumação das malas.

4 – Distração
Uma boa leitura pode ser uma forma rápida de passar o tempo. Para quem prefere música, faça uma seleção especial para o seu MP3 Player.

5 – Bate papo
Estando em um grupo ou em família, aproveite para conversar. Distrair a mente é importante! Caso esteja viajando sozinho, puxar conversa com o passageiro do lado é também uma forma de conhecer novas pessoas e trocar experiências.

6 – Bebidas e remédios
Alguma pessoas não sabem que a pressão do ar dentro do avião, acelera os efeitos do álcool. Isso pode ser muito perigoso, ainda mais para quem não tem o hábito de beber. Outra situação perigosa é o uso de remédios sem prescrição médica. Muitas pessoas tomam remédios para dormir sem saber quais os efeitos colaterais que podem causar.

7 – Sustos e desespero
Tanto na subida como na descida vão ocorrer barulhos que podem assustar. Mas relaxe. Estas duas situações são momentos que o avião recolhe ou libera seu trem de pouso. Durante o voo, podem ocorrer alguns solavancos que são “normais” em uma turbulência. Não tenha receio em conversar com os comissários de bordo. Eles estão acostumados e preparados para explicar e enfrentar este tipo de situação.

Desejamos que você faça uma ótima viagem. Saiba que o medo faz parte das nossas vidas, só não podemos deixar que ele tenha o domínio da situação.

Separamos um vídeo bem divertido para você se descontrair!


Comentários

Author: Carlos Carvalho

Criador e administrador do site Parques de Orlando. Desde 2012 informando diariamente as principais noticias sobre a cidade de Orlando e seus parques.

Share This Post On