Orlando

orlando-5Conheça um pouco sobre a sua história antes de viajar

A região onde hoje é localizada a cidade de Orlando era habitada por uma tribo de nativos nativos americanos conhecida pelo nome de Seminoles. Durante a Primeira Guerra dos Seminoles um soldado chamado Orlando Reeves fora morto em 1836 em suas terras que produziam açúcar, sendo seu corpo enterrado ao lado de uma árvore com seu nome escrito na mesma. Mais tarde alguns colonos que chegaram à região passaram a atribuir o nome escrito no túmulo ao local que ali eles se estabeleceram, foi assim que Orlando passou a ser conhecida.

orlando

Durante a Segunda Guerra dos Seminoles em 1838 o Exército da União estabeleceu um acampamento em Fort Gatlin, poucos quilômetros ao sul do atual centro da cidade, mas foi rapidamente abandonado quando a guerra chegou ao fim. Somente durante a Terceira Guerra dos Seminoles, por volta de 1850, que a região passou a receber uma ocupação considerável, os primeiros habitantes em sua maioria eram criadores de gado, e assim permaneceu durante a Guerra Civil Americana.

De 1875 até 1895 a cidade passou por uma fase de grande crescimento na produção de frutas cítricas, em especial a laranja. Esse período ficou conhecido como a Era Premiada. Mas em 1895 a produção passou por grandes problemas devido às temperaturas muito baixas que chegaram à região, como consequência muitos dos produtores deixaram a cidade, passando a produzir mais ao sul do Estado. A Flórida é conhecida como Orange State, ou o Estado da Laranja.

orlando-2

Orlando, por ser a maior cidade continental da Flórida, fora usada inúmeras vezes como local de acampamento para abrigar soldados desde a Guerra Hispano-Americana até a II Guerra Mundial. Em 1958 a Base McCoy da Força Aérea foi fundada, onde era o assentamento do exército em Pine Castle, em homenagem ao Coronel Michael N.W. McCoy.

Como a cidade de Orlando está próximo da Base da Força Aérea de Patrick, Estação Kennedy da Força Aérea e do Centro Espacial de Kennedy, muitas companhias de alta tecnologia se estabeleceram na região, criando empregos de nível elevado para os habitantes da região.

orlando-3

O acontecimento de maior importância econômica para a cidade foi a a construção de Walt Disney World Resort na cidade, em 1965. Uma das razões na escolha de Walter Elias Disney pela cidade de Orlando para ser a sede do complexo se deu ao fato de que furacões têm uma incidência menor do que nas cidades litorâneas. A obra do complexo terminou em outubro de 1971, com isso um crescimento econômico e populacional gigantesco foi trazido, além de fazer a cidade ser conhecida no mundo inteiro.

Um fato importante acontecido na mesma época foi a construção do Aeroporto Internacional de Orlando, no lugar da Base McCoy da Força Aérea, sendo um dos mais movimentados aeroportos do mundo.

orlando-4

Depois da inauguração do Magic Kingdom em 1971 o império Disney expandiu, inaugurando posteriormente os parques temáticos EPCOT Center (atualmente chamado apenas de Epcot) em 1982, MGM-Studios (atualmente chamado de Hollywood Studios) em 1989 e o Animal Kingdom em 1998, além de parques aquáticos, hotéis, resorts, spas, campos de golfe, centros de entretenimento (como o Downtown Disney), e várias outras atrações.

Levados pelo sucesso dos parques Disney, o grupo da Universal Studios se estabeleceu na região inaugurando os parques Universal Studios em 1990 e Islands of Adventure em 1999. Outro grupo importante possui dois grandes parques que foram inaugurados antes do sucesso Disney mas que contaram com seu reconhecimento para se expandir, como é o caso do SeaWorld, inagurado em 1973 e o Busch Gardens localizado em Tampa, aproximadamente 2 horas de carro de Orlando, inaugurado – na época ainda como um grande zoológico – em 1959.


 

Leia mais sobre Orlando: